Museu Vivo

O ‘Roteiro Histórico’ do Bordado Madeira retrata 150 anos de tradição do processo da sua produção artesanal.
A Bordal convida os seus clientes e visitantes a conhecer o fabrico do bordado Madeira das origens ao presente, tendo em conta que o roteiro histórico está localizado na fábrica de bordados da Bordal. É possível conhecer o fabrico do bordado e a sua história e comprovar que a tradição e os costumes mantêm-se. O rigor, a qualidade e o saber ancestral coabitam no coração do grupo de lojas Bordal.

Desenho

Antes de chegar às mãos do consumidor final cada peça de bordado Madeira tem a sua própria história.

Tudo começa pela inspiração do desenhador que tradicionalmente elabora os seus desenhos em papel vegetal. O desenho é depois passado ao picotador que vai picotar o papel vegetal ao longo de todo o desenho. Este transforma-se em chapa através desta perfuração.

Desenhos Antigos

A Bordal guarda mais de 60.000 desenhos que contam mais de 150 anos de história do Bordado Madeira.

Estamparia

Após a picotagem do desenho para a chapa, segue-se então a fase da estampagem. Aqui é passada uma “bola” (feita de algodão) com uma tinta azul especial, sobre o papel, que à medida que vai passando nos pequenos furos vai marcando no tecido as áreas que deverão ser bordadas.

Pasta e Livros Antigos

A pasta usada para estampar os desenhos nos tecidos era inicialmente uma combinação de anil, petróleo e uma mistura de cera. A Bordal gravou o seu nome na história do Bordado Madeira ao desenvolver, através de testes e investigação, uma pasta mais natural e saudável.

Costura

Antes e/ou depois do bordado algumas peças têm de ser costuradas. Esse trabalho é feito na fabrica ou em costureiras externas, que tal como as bordadeiras, vivem no campo.

Máquina e Moldes Antigos

Máquina antiga usada para compor moldes em tecido e papel vegetal. O moldes eram de vestidos de criança. As máquinas componham vestidos, camisas da noite, blusas e finalivam bainhas e acabamentos em artigos como toalhas, lençóis.

Bordadeira

Uma vez terminado o processo de estampagem, o tecido será preparado e enviado para a bordadeira que vive no campo. Na sua casa, envolvida pela intensa e magnífica paisagem da ilha, ela desenvolverá um trabalho minucioso e perfeccionista. O carácter do bordado madeirense será, em grande parte, determinado pelas suas mãos ágeis e pacientes que ao longo de muitas horas vão compondo um trabalho de beleza única e genuína.

O bordado é feito no seio familiar da bordadeira, tal como era feito desde o inicio.

Recebedoria

Era e é na recebedoria que o contacto entre a bordadeira e a casa de bordados da Madeira se desenvolve. É aqui que a bordadeira recebe os materiais e tecidos estampados. Leva-os para sua casa, local onde desenvolve o seu trabalho. Finalizada a peça, esta volta à fábrica onde a responsável pela recebedoria recebe os bordados verificando-os. Na foto vemos uma recebedoria antiga.

Lavar e Engomar

Concluído o trabalho da bordadeira, as peças regressam à fábrica, onde os trabalhos são verificados, recortados, lavados e passados a ferro. Só após estas operações o bordado estará pronto para ser certificado. Na foto vemos uma máquina de secar, materiais antigos usados para engomar e fotos de uma lavandaria e uma engomadoria antigas. As peças do Bordado Madeira continuam a ser tratadas conforme a sabedoria dos mais antigos.

Colecção Duques de York

Em 1988 a Bordal concebeu o enxoval da primeira filha dos Duques de York, Sarah e André. Na foto podemos ver a réplica que está presente no Roteiro Histórico do Bordado Madeira na nossa fábrica no Funchal.

Documentos Antigos Bordal 1962

São mais de 50 anos a produzir peças com história e arte. Na foto podemos ver peças, carimbos antigos e os primeiros documentos da Bordal: primeiro bilhete de estamparia, primeiros livros de materiais e de pessoal de 1962.

Peças de Bordado Antigas

Em linho, algodão ou seda, o Bordado Madeira foi sempre feito em matérias primas de alta qualidade. Na foto podemos ver peças em linho e seda do início do séc. XX.

SIGA-NOS

@bordal.madeira

NEWSLETTER

Subscreva para receber notícias da Bordal